28 maio 2015

Planejando o Planejamento


Muito bem, se eu consegui te convencer, através da série de artigos sobre as estruturas básicas de um romance, que é importante realizar um planejamento prévio para a sua obra, imagino que você deva estar com a cabeça formigando neste momento, cheio de dúvidas. A principal delas deve ser:

"Como fazer meu planejamento de forma eficiente, de modo a não ser soterrado por informações?"
Há muitas técnicas e ferramentas para isso. Qual delas você vai escolher é uma decisão pessoal. Há quem anote tudo em um caderninho. Há quem forre a parede com post-it's. Há quem faça um catálogo repleto de fichas cartonadas. Há quem prefira usar um software dedicado como o Scrivener, Celtx ou yWriter. A escolha é sua.
O importante é que esse planejamento seja feito, e que seja organizado o suficiente para poder ser acessado, referenciado e alterado a qualquer momento durante a realização do livro. É nele que você se guiará quando for sentar para escrever. É a ele que você vai recorrer quando estiver empacado. Ele será seu porto seguro nos momentos de desespero e a pedra fundamental sobre a qual sua obra se sustentará.

Em meu livro "Scrum para Escritores" o planejamento prévio é essencial para o funcionamento da metodologia. Lá eu sugiro que seja criado um documento, chamado, obviamente, de "Documento de Planejamento", onde serão colocados todos os elementos estruturais básicos já especificados anteriormente, assim como o primeiro esboço da história que será escrita.

Para que possam compreender melhor, estou disponibilizando um modelo deste documento para download, com todos os elementos necessários e instruções de preenchimento. Este modelo funciona muito bem em conjunto com as práticas e técnicas explicadas no livro "Scrum para Escritores", mas nada impede que seja utilizado de forma independente.

Clique aqui para baixar o modelo de documento de planejamento de sua obra

Este é o método que eu uso em meu trabalho, e funciona muito bem para mim. Como eu disse, a maneira que você organizará seu planejamento é uma escolha pessoal. O importante é que seja feito, e que os elementos necessários para você realizar seu trabalho estejam contemplados.

Você vai ver que, fazendo o planejamento de forma meticulosa e ponderada, a realização de seu livro ficará muito mais simples, e as chances de você empacar ou perder o controle de sua história irão diminuir drasticamente. Faça uma experiência.




Adquira já seu exemplar de Scrum para Escritores, exclusivamente em e-book na Amazon.

Nenhum comentário: