LITERATURA PAULISTA
TRADIÇÃO E MODERNIDADE: CONFLUÊNCIAS
TRADIÇÃO E MODERNIDADE: CONFLUÊNCIAS
PROFESSORA E ORGANIZADORA: MARIANA ESTEVAM
ESCRITOR CONVIDADO: JOÃO SILVÉRIO TREVISAN
PERÍODO: 13 /08/2008 a 29/08/2008
HORÁRIO: das 18h às 21h
Local: INSTITUTO DO LEGISLATIVO PAULISTA
INSCRIÇÕES NA INTERNET: www.al.sp.gov.br, no link do ILP
Objetivos
A proposta é fornecer elementos essenciais para o conhecimento da evolução da literatura paulista produzida desde o século XVI aos dias atuais, bem como colaborar para que cada participante, ao final do curso, possa ter uma visão de conjunto da literatura paulista; conheça a história e a cultura paulista através dos textos; leia os textos prazerosamente e tenha um contato maior com as obras; integre a literatura paulista na sua cultura pessoal; desenvolva a sua capacidade crítica.
Conteúdo Resumido
- Apresentação dos conceitos básicos de literatura, lingüística, língua e linguagem.
- Aspectos da literatura paulista e noção das particularidades da história de São Paulo.
- Interação literatura-história e os paradoxos: SP – o 1º poema e o 1° romance brasileiros.
- Panorama histórico: marcas do pensamento filosófico na literatura (século XVI aos dias atuais) - Caracterização das especificidades estilísticas dos diversos períodos do discurso literário.
- Produção literária "paulista" em dois tempos: a tradição dos séculos XVI ao XIX, com os respectivos nomes convencionais – da Literatura de Informação ao Romance Naturalista.
- As idéias fora do lugar: reflexão sobre a disparidade entre a sociedade brasileira, escravista, e as idéias do liberalismo europeu.
- Romantismo paulista: a deselegância discreta das meninas de São Paulo e a influência da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.
- Produção literária paulista no segundo tempo: dos Pré-Modernismo ao dias atuais, com os nomes convencionais e com os extraordinários.
- A vida no interior de São Paulo e a vida noturna da Capital.
- A Paulicéia Desvairada – La Divina Increnca.
- Do Brás, Bexiga e Barra Funda à Praça Roosevelt e ao Capão Pecado.
- As Marginais, os Marginalizados e os Periféricos – As raízes e o desenvolvimento: as confluências da literatura paulista.
- ILP tem sua noite de sarau – talentos entre a prata da casa e os ilustres freqüentadores do ILP
Justificativa
Em linhas gerais, cada obra literária tem sua gênese intrinsecamente relacionada a uma série de fatores circunstanciais que interferem na constituição do texto, a acontecimentos e condições materiais existentes que possibilitam a elaboração e publicação do texto.
Partindo-se desse pressuposto, para estudar a produção literária paulista, torna-se conveniente iniciar por uma panorâmica das condições sócio-culturais do Estado de São Paulo, a fim de tentar compreender o cenário que lhe confere determinada realidade.
Metodologia
Aulas expositivas seguidas de leitura e discussão de textos literários dos autores selecionados; exibição de filmes (documentários ou ficção) de curta duração, ou de fragmentos de filmes baseados em obras literárias. Sempre que possível, e para ampliar as discussões sobre literatura paulista, serão incorporados exemplos de outras artes (música, cinema, pintura, escultura, etc.).
A avaliação será realizada por meio de um trabalho escrito sobre um tema relacionado a questões discutidas em aula. Entrega: a combinar. É necessária a presença em, pelo menos, 75% das aulas.
--
Eu já participei de um curso ministrado pela querida Mariana neste mesmo espaço e recomendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário