26 agosto 2008

O Pior Corintiano de Todos os Tempos

Dizem que todo corintiano é fanático. É mentira. E eu estou aqui para contradizer este preconceito a nós, corintianos não praticantes!

Eu nunca fui num estádio para assistir qualquer coisa diferente de shows de rock. Nunca. Nunca sonhei em ser jogador de futebol. Jamais. Era grosso. Tinha duas pernas direitas e só chutava com a esquerda. Fui obrigado a jogar futebol no colégio como alternativa à educação física e, em nove anos de campeonatos anuais, fiz apenas UM mísero gol. Contra! E eu eu era ponta esquerda!

Nunca me esgoelei na frente da televisão em final de campeonato. Nunca tive pôster com o time parecendo uma trupe prestes a ser fuzilada em minha parede. Nem emblema ou escudo (sempre achei aquela âncora de um mau gosto grotesco), nada. Eu nunca tive sequer uma camisa do corinthians!

Não sei qual a escalação do time, não tenho nenhum ídolo na história do clube, não sei nem quando vai ser o próximo jogo, muito menos contra quem. Não derramo lágrimas em vitórias ou derrotas, nunca fui comemorar na paulista, porra nenhuma. Sempre fui um péssimo corintiano.

Pronto, falei.

Só precisava desabafar mesmo.

Valeu.

(Texto escrito entre o segundo e o terceiro gols do Corínthians na vitória contra o Gama, que peguei por acaso zapeando na TV)

(Putz, saiu mais um enquanto eu revisava! Vai Timão!)

19 agosto 2008

20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Voltando aqui rapidinho apenas para convidá-los a participar da vigésima edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Eu e os outros autores da Coleção Necrópole estaremos lá, autografando e batendo um papo com leitores e amigos, no dia 23/8 (próximo sábado) a partir das 19hs no estande da Editora Alaúde.

Conto com a presença de todos!

Grande abraço.

07 agosto 2008

Reinações de um Egonauta

Saiu hoje uma entrevista que dei para o site Cranik. Um trechinho:

Em termos de mercado editorial o cenário está um pouco melhor agora do que estava há dois ou três anos. Hoje vemos mais editoras investindo nos novos autores e procurando a nova “geração XX”, não só na literatura “convencional”, mas também na chamada “de gênero”. Mas não pense que por conta disso será uma tarefa fácil ver seu trabalho publicado. E não deve ser mesmo! Sou favorável a uma seleção rígida de trabalhos a serem transformados em livro. Tem muita gente aí querendo publicar seus textos apenas para massagear seus egos e poder declarar nas mesas de boteco que são “escritores”. Acho isso desrespeitoso para autores que se preocupam não apenas em publicar, mas em criar obras sérias, relevantes, bem escritas, originais e, acima de tudo, que contribuam para o avanço da literatura.

Para ler na íntegra, é só clicar aqui.

05 agosto 2008

[CURSO] Literatura Paulista - Tradição e modernidade: Confluências

Dou uma passadinha aqui só para divulgar este excelente curso:

LITERATURA PAULISTA
TRADIÇÃO E MODERNIDADE: CONFLUÊNCIAS


PROFESSORA E ORGANIZADORA: MARIANA ESTEVAM

ESCRITOR CONVIDADO: JOÃO SILVÉRIO TREVISAN

PERÍODO: 13 /08/2008 a 29/08/2008

HORÁRIO: das 18h às 21h


Local: INSTITUTO DO LEGISLATIVO PAULISTA

INSCRIÇÕES NA INTERNET: www.al.sp.gov.br, no link do ILP


Objetivos
A proposta é fornecer elementos essenciais para o conhecimento da evolução da literatura paulista produzida desde o século XVI aos dias atuais, bem como colaborar para que cada participante, ao final do curso, possa ter uma visão de conjunto da literatura paulista; conheça a história e a cultura paulista através dos textos; leia os textos prazerosamente e tenha um contato maior com as obras; integre a literatura paulista na sua cultura pessoal; desenvolva a sua capacidade crítica.


Conteúdo Resumido
  1. Apresentação dos conceitos básicos de literatura, lingüística, língua e linguagem.
  2. Aspectos da literatura paulista e noção das particularidades da história de São Paulo.
  3. Interação literatura-história e os paradoxos: SP – o 1º poema e o 1° romance brasileiros.
  4. Panorama histórico: marcas do pensamento filosófico na literatura (século XVI aos dias atuais) - Caracterização das especificidades estilísticas dos diversos períodos do discurso literário.
  5. Produção literária "paulista" em dois tempos: a tradição dos séculos XVI ao XIX, com os respectivos nomes convencionais – da Literatura de Informação ao Romance Naturalista.
  6. As idéias fora do lugar: reflexão sobre a disparidade entre a sociedade brasileira, escravista, e as idéias do liberalismo europeu.
  7. Romantismo paulista: a deselegância discreta das meninas de São Paulo e a influência da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.
  8. Produção literária paulista no segundo tempo: dos Pré-Modernismo ao dias atuais, com os nomes convencionais e com os extraordinários.
  9. A vida no interior de São Paulo e a vida noturna da Capital.
  10. A Paulicéia Desvairada – La Divina Increnca.
  11. Do Brás, Bexiga e Barra Funda à Praça Roosevelt e ao Capão Pecado.
  12. As Marginais, os Marginalizados e os Periféricos – As raízes e o desenvolvimento: as confluências da literatura paulista.
  13. ILP tem sua noite de sarau – talentos entre a prata da casa e os ilustres freqüentadores do ILP

Justificativa
Em linhas gerais, cada obra literária tem sua gênese intrinsecamente relacionada a uma série de fatores circunstanciais que interferem na constituição do texto, a acontecimentos e condições materiais existentes que possibilitam a elaboração e publicação do texto.

Partindo-se desse pressuposto, para estudar a produção literária paulista, torna-se conveniente iniciar por uma panorâmica das condições sócio-culturais do Estado de São Paulo, a fim de tentar compreender o cenário que lhe confere determinada realidade.


Metodologia
Aulas expositivas seguidas de leitura e discussão de textos literários dos autores selecionados; exibição de filmes (documentários ou ficção) de curta duração, ou de fragmentos de filmes baseados em obras literárias. Sempre que possível, e para ampliar as discussões sobre literatura paulista, serão incorporados exemplos de outras artes (música, cinema, pintura, escultura, etc.).

A avaliação será realizada por meio de um trabalho escrito sobre um tema relacionado a questões discutidas em aula. Entrega: a combinar. É necessária a presença em, pelo menos, 75% das aulas.

--

Eu já participei de um curso ministrado pela querida Mariana neste mesmo espaço e recomendo.